Entre os dias 23 a 25 de agosto, foi realizada na Paróquia de São Marcos – Ibiraçu, pelos seminaristas da etapa do Discipulado (filosofia) juntamente com Padre Edgar Rigoni, reitor do seminário, a Visita Vocacional Missionária, com o intuito de conhecer a realidade pastoral da região, realizar a promoção vocacional e a campanha de alimentos em prol das nossas casas de formação, como é costume em nossa Diocese.
A visita tendo início na sexta- feira (23/08), e contou com um momento de bate-papo com os jovens da paróquia, sendo discutido o aspecto vocacional e comunitário, bem como uma apresentação de nosso seminário, sua rotina e outras atividades, o que foi feita em duplas: Kleidson e Ryan com a Comunidade São Benedito (Bairro São Cristóvão); Matheus e Wellington com a Comunidade Santa Luzia (Bairro Boa Vista).
No sábado (24/08) os seminaristas foram à algumas comunidades: Kleidson – Comunidade Imaculada Conceição – Piabas; Matheus – Comunidade São Pedro – Palmeiras; Wellington – Comunidade Sagrada Família – Pendanga; Ryan – Comunidade São Benedito – São Cristóvão; onde tiveram a oportunidade de visitar famílias, os doentes e idosos, além de Celebrar a Palavra ou participar da Santa Missa com as comunidades.
Destaca o seminarista Wellington Tolentino Gomes (3º Ano de Filosofia):
No domingo (25/08), os seminaristas tiveram a oportunidade de participar da Celebração Eucarística presidida por Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, bispo Diocesano de Colatina, no qual 72 jovens receberam o sacramento da Crisma. Ao final da Celebração, foi realizado a promoção vocacional aos jovens presentes, como o agradecimento pela acolida na paróquia.
À tarde do mesmo dia, os seminaristas juntamente com Dom Lauro, Pe. Malvino Xavier, pároco da paróquia, o seminarista Vinicius Mantovani Rampineli, que atualmente realiza o seu estágio pastoral nessa paróquia, e a senhora Maria Luísa, irmã do pároco, tiveram a oportunidade de conhecer, ouvir e acolher a história do povo quilombola, suas lutas, conquistas e sua realidade atual.
“Estar no meio do povo faz parte de nosso processo de formação! Saímos do meio do povo, nos formamos no meio do povo, e voltaremos para o meio do povo. Escutamos muitas vezes o Papa Francisco, dentro das reflexões de Dom Lauro e em diversos documentos da Igreja, que é preciso estar em ‘saída’. Ir ao encontro do outro é papel nosso antes mesmo de ser seminarista, é papel de batizado – encantar e se reencantar com o Cristo presente nos irmãos, ou mais, dentro de nossa formação, descobrir que o padre precisa ter o cheiro de suas ovelhas, e nada melhor do que apenas ler e escutar, é ir até os irmãos e irmãs, abraçá-los, ouvi-los, acolher o sorriso, mas também as lágrimas, ter o cheiro do nosso povo” (Kleidson Ribeiro Ayolphi – 2º Ano de Filosofia).
Nossa gratidão à Paróquia São Marcos, na pessoa do seu pároco Pe. Malvino Xavier, pela oportunidade de conhecer a realidade do povo de Ibiraçu. Que Maria, Mãe da Igreja, interceda sempre pelo povo desta querida paróquia.