Etapas da Formação
Propedêutico
É justamente no curso Propedêutico que o candidato a seminarista deve sentir, com mais profundidade, o encantamento pela vida religiosa. Ali, ele desfruta da convivência com um padre, seu reitor, tem aulas de diferentes disciplinas, faz missão pelas comunidades, estuda, lê e reflete.
A esperança da Igreja encontra-se nesse local, pois a continuidade do clero depende das sementes plantadas nessa fase. A vocação pode brotar de forma simples, discreta, tímida. Mas, ela precisa ser percebida e adubada pelos próprios vocacionados e pelas pessoas que os acompanham nessa etapa.
Na Diocese de Colatina, o Curso Propedêutico foi fundado em 1992, sendo sua primeira sede em Marilândia. Após três anos, foi transferido para Ibiraçu. Finalmente, em março de 1999, passou a ser em Colatina. Os jovens recebem acompanhamento psicológico, pedagógico, comunitário e espiritual. Ao longo do curso, eles são avaliados e, caso sejam aprovados, seguem para a Casa de Formação Maria Mãe da Igreja (Seminário Diocesano), dando continuidade assim ao caminho rumo ao sacerdócio.

Etapa do Discipulado: Filosofia
Um dos elementos constitutivos da formação presbiteral, quer para a adequada interpretação da pessoa, do pensamento humano, da história e das correntes culturais do nosso tempo, quer para a compreensão da teologia, da pastoral e da evangelização, é a necessidade de uma consistente formação filosófica. Um momento essencial da formação intelectual é o estudo da filosofia que leva a uma compreensão e interpretação mais profunda da pessoa, da sua liberdade, das suas relações com o mundo e com Deus (CNBB, Doc.110, n. 255).
Na diocese de Colatina, os estudos filosóficos são realizados no Centro Universitário Salesiano, em Vitória (ES), possuindo duração de três anos.
Turma de Filosofia 2022 Centro Universitário Salesiano
Etapa da Configuração: Teologia
A formação teológica “deve levar o candidato ao sacerdócio a possuir uma visão das verdades reveladas por Deus em Jesus Cristo e da experiência de fé da Igreja que seja completa e unitária: daqui a dúplice exigência de conhecer ‘todas’ as verdades cristãs, sem fazer opções arbitrárias e de as conhecer de modo orgânico”. Trata-se, pois, de uma fase qualificadora e fundamental do percurso de formação intelectual, porque “por meio do estudo, particularmente da teologia, o futuro sacerdote adere à Palavra de Deus, cresce na sua vida espiritual e dispõem-se a desempenhar o seu ministério pastoral” (RFIS, n. 165).
Na diocese de Colatina, os estudos teológicos acontecem no Instituto Interdiocesano de Filosofia e Teologia – Centro Católico de Estudos Dom Silvestre Luís Scandian. O curso tem duração de quatro anos.