Etapas da Formação
Propedêutico
É justamente no curso Propedêutico que o candidato a seminarista deve sentir, com mais profundidade, o encantamento pela vida religiosa. Ali, ele desfruta da convivência com um padre, seu reitor, tem aulas de diferentes disciplinas, faz missão pelas comunidades, estuda, lê e reflete.
A esperança da Igreja encontra-se nesse local, pois a continuidade do clero depende das sementes plantadas nessa fase. A vocação pode brotar de forma simples, discreta, tímida. Mas, ela precisa ser percebida e adubada pelos próprios vocacionados e pelas pessoas que os acompanham nessa etapa.
Na Diocese de Colatina, o Curso Propedêutico foi fundado em 1992, sendo sua primeira sede em Marilândia. Após três anos, foi transferido para Ibiraçu. Finalmente, em março de 1999, passou a ser em Colatina. Os jovens recebem acompanhamento psicológico, pedagógico, comunitário e espiritual. Ao longo do curso, eles são avaliados e, caso sejam aprovados, seguem para a Casa de Formação Maria Mãe da Igreja (Seminário Diocesano), dando continuidade assim ao caminho rumo ao sacerdócio.
Etapa do Discipulado: Filosofia
Um dos elementos constitutivos da formação presbiteral, quer para a adequada interpretação da pessoa, do pensamento humano, da história e das correntes culturais do nosso tempo, quer para a compreensão da teologia, da pastoral e da evangelização, é a necessidade de uma consistente formação filosófica. Um momento essencial da formação intelectual é o estudo da filosofia que leva a uma compreensão e interpretação mais profunda da pessoa, da sua liberdade, das suas relações com o mundo e com Deus (CNBB, Doc.110, n. 255).
Na diocese de Colatina, os estudos filosóficos são realizados no Centro Universitário Salesiano, em Vitória (ES), possuindo duração de três anos.
Etapa da Configuração: Teologia
A formação teológica “deve levar o candidato ao sacerdócio a possuir uma visão das verdades reveladas por Deus em Jesus Cristo e da experiência de fé da Igreja que seja completa e unitária: daqui a dúplice exigência de conhecer ‘todas’ as verdades cristãs, sem fazer opções arbitrárias e de as conhecer de modo orgânico”. Trata-se, pois, de uma fase qualificadora e fundamental do percurso de formação intelectual, porque “por meio do estudo, particularmente da teologia, o futuro sacerdote adere à Palavra de Deus, cresce na sua vida espiritual e dispõem-se a desempenhar o seu ministério pastoral” (RFIS, n. 165).
Na diocese de Colatina, os estudos teológicos acontecem no Instituto Interdiocesano de Filosofia e Teologia – Centro Católico de Estudos Dom Silvestre Luís Scandian. O curso tem duração de quatro anos.