Final de ano é sempre tempo de expectativas. Para os seminaristas da diocese de Colatina não é diferente. Todos ficam no aguardo das férias: tempo de descanso, de visitar a comunidade de origem, encontrar a família e os amigos.

Além disso, os seminaristas aguardam um retorno da comissão responsável pelo processo formativo sobre a caminhada que fizeram até o momento. Existem algumas condições que podemos destacar:

Do Propedêutico para o Seminário

Após passar um ano na Casa de Formação Nossa Senhora Mãe dos Pobres, conhecida como Propedêutico, em Colatina, os vocacionados Kleidson Ayolphi, Matheus Eloy e Ryan Ventura foram aprovados para iniciar os estudos de Filosofia no Seminário Maria Mãe da Igreja, na Serra.

Da Filosofia para a Teologia

Depois de três anos de estudo, concluindo a graduação em filosofia no Centro Universitário Salesiano, em Vitória (ES), os seminaristas Geisilan Barbosa e Vinicius Rampineli foram aprovados para iniciar os estudos teológicos no Instituto Interdiocesano de Filosofia e Teologia, também em Vitória.

Estágio Pastoral

Faz parte do processo formativo dos que estão na teologia o estágio pastoral em uma paróquia determinada pela comissão de formação. O estágio normalmente tem duração de dois anos e é realizado aos finais de semana:

Geisilan Barbosa – Paróquia Divino Espírito Santo (Colatina);

Vinicius Rampineli – Paróquia São Marcos (Ibiraçu);

Carlos Daniel de S. Martins – Paróquia São José (João Neiva).

Rezemos pelos nossos seminaristas para que sejam perseverantes e continuem avançando e correspondendo ao chamado de Deus.

Últimas postagens

O mês de maio e a devoção mariana

Veja também

Peregrinos da Esperança: Mensagem do Papa Francisco para o 61º dia Mundial de oração pelas vocações

Veja também

Seminário participa dos festejos de Nossa Senhora da Penha 2024

Veja também

“Amou-nos até o fim” (Jo 13,1) – Espiritualidade da semana santa

Veja também
Ajude o Seminário