No processo formativo dos seminaristas existem certas etapas que devem ser vividas antes da ordenação presbiteral, como a admissão às ordens sacras e a instituição aos ministérios do leitorato e do acolitato.

No leitorato, ou ministério de leitor, o seminarista é instituído para desempenhar uma função que lhe é própria: ler a Palavra de Deus nas assembleias litúrgicas, dirigir o canto e instruir os fiéis:

Tornando-vos leitores ou proclamadores da Palavra de Deus, ireis colaborar nessa missão. Recebereis assim um ministério especial dentro do povo de Deus e sereis delegados para o serviço da fé, que se fundamenta na Palavra de Deus. Proclamareis esta Palavra na assembleia litúrgica, instruireis na fé as crianças e os adultos, preparando-os para receberem dignamente os sacramentos. Anunciareis a boa-nova da Salvação a todos os que ainda a ignoram².

Além da missão de proclamar a Palavra, o leitor deve meditá-la assiduamente, a fim de amá-la cada vez mais e anunciar aquilo que vive na oração.

Convite

No dia 18 de março, às 19h, na Igreja Matriz da paróquia São José (João Neiva), o seminarista Carlos Daniel será instituído ao ministério de leitor pela oração de Dom Lauro Sérgio, bispo diocesano de Colatina, dentro da Santa Missa em honra a São José.


1. Pontifical Romano.

Últimas postagens

II Encontro Vocacional com os Candidatos ao Propedêutico 2025

Veja também

O mês de maio e a devoção mariana

Veja também

Peregrinos da Esperança: Mensagem do Papa Francisco para o 61º dia Mundial de oração pelas vocações

Veja também

Seminário participa dos festejos de Nossa Senhora da Penha 2024

Veja também
Ajude o Seminário