“Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos” (Mt 28,19).

O Decreto do Concílio Vaticano II Ad Gentes, isto é, sobre a atividade missionária, vai afirmar que “ A Igreja peregrina é, por natureza, missionária. Pois ela se origina da missão do Filho e da missão do Espírito Santo, segundo o desígnio de Deus Pai” (n. 2).

Desta maneira, a Igreja possui em sua essência o ardor missionário, seguindo as mesmas palavras que Cristo dirigiu aos apóstolos, no ato de ir a todas as nações e pregar o evangelho a toda criatura (cf. Mc 16,15). Em conformidade com tal mandato, nossa Igreja Diocesana de Colatina, possui a preocupação de alimentar no coração de nossos seminaristas o ardor pela missão, não somente aqui em nosso território, mas também além-fronteiras.

Através das atividades realizadas nas etapas do discipulado (filosofia) e da configuração (teologia), sejam elas as pastorais, formações, visitas, a presença em eventos e, entre outras atividades, exercem tal papel de ser presença missionária, conhecendo a realidade do povo e estando com o povo, apreendendo, auxiliando, caminhando juntos num constante processo de formação.

Já a atividade missionária externa ao território diocesano, busca apresentar um contexto mais amplo e diferenciado aos nossos jovens, dando a oportunidade de desenvolver na prática os ensinamentos da formação, e os fortalecendo na fé diante dos diversos testemunhos, incentivando-os desta maneira a serem cooperadores do evangelho de Deus. Neste contexto, no mês de janeiro 2025, nossos seminaristas vão vivenciar experiências missionárias nos estados de Amazonas e também em Minas Gerais, sendo:

Carlos Daniel de Souza Martins e Wellington Tolentino Gomes na Diocese de São Gabriel da Cachoeira (AM). Carlos terminado seus estudos em Teologia, fará a experiência no período de um ano, já Wellington, fará a experiência durante o mês de janeiro.

Kleidson Ribeiro Ayolphi, Matheus Eloy Trivelim Ramos, Ryan do Nascimento Ventura, Vinícius Mantovani Rampineli e Cassiano Mendes de Oliveira, farão a experiência missionária na Diocese de Araçuaí (MG), durante quinze dias no mês de janeiro, junto do reitor, Pe. Edgar Rigoni.


Rogamos a Deus pela vida, vocação e missão de nossos seminaristas, para que essas experiências possam enriquecer profundamente a formação de nossos jovens.

Maria, Mãe da Igreja – Rogai por nós!

Últimas postagens

Do Carnaval à floresta: Uma imersão na cultura Yanomami

Veja também

Quaresma: Tempo propício à conversão

Veja também

II Assembleia Regional do COMISE Leste 3

Veja também

Para ser missionário não precisa estar pronto

Veja também
Ajude o Seminário