DOM GERALDO LYRIO ROCHA (1942 – 2023)

“OPVS FAC EVANGELISTÆ” (Faze a obra de um Evangelista)

“A vida dos justos está nas mãos de Deus”. (Sb 3,1)

Recebemos na manhã do dia de hoje, a notícia do falecimento de Dom Geraldo Lyrio Rocha, nosso primeiro bispo diocesano, e grande motivador vocacional, sempre presente em nossa casa, como ele mesmo dizia, se tratando de um espaço que “tem lugar fixo em seu coração”, com simplicidade, alegria e muita sabedoria.

Dom Geraldo, foi o primeiro bispo de nossa Diocese de Colatina, ocupando a cátedra de 1990 a 2002. Natural de Fundão (ES), nascido no dia 14 de março de 1942, pertence a uma família de quatro irmãos. Em 1954, ingressou no Seminário Nossa Senhora da Penha, em Vitória, e estudou no Colégio Salesiano.

Em 1960, matriculou-se no Seminário Provincial do Coração Eucarístico de Jesus, em Belo Horizonte (MG), onde cursou Filosofia, cuja licenciatura foi obtida pela Faculdade Dom Bosco, em São João Del Rei (MG). Em 1963, seguiu para Roma, onde estudou Teologia na Universidade Gregoriana e se especializou em Liturgia pelo Pontifício Instituto Santo Anselmo.

No dia 15 de agosto de 1967, foi ordenado presbítero em sua terra natal. Em 14 de março de 1984, foi eleito bispo e sua ordenação episcopal aconteceu em 31 de maio do mesmo ano, em Vitória (ES), onde atuou como bispo auxiliar até 1990. Neste mesmo ano, ele assumiu a recém-criada Diocese de Colatina.

Dom Geraldo firmou as bases da nova Diocese. Com seu empenho, foi construído, em 1994, o Seminário Diocesano, chamado “Casa de Formação Maria Mãe da Igreja”, que, em 1994, passou a abrigar os seminaristas da Diocese de Colatina, no município de Serra (ES). Ele também instalou, em Colatina, o Mosteiro Santíssima Trindade para acolher as irmãs clarissas. Em Ibiraçu, no ano de 1998, elevou a capelinha de Nossa Senhora da Saúde a Santuário Diocesano. Em 1993, seu espírito de desenvolvimento fez nascer a Livraria Cordis que cresceu e tornou-se Grupo Cordis, empresa de referência nacional na produção e comercialização de paramentos e objetos litúrgicos.

Dom Geraldo permaneceu à frente de nossa Diocese até janeiro de 2002, quando seguiu para Vitória da Conquista (BA), tornando-se seu arcebispo. No dia 11 de abril de 2007, o Papa Bento XVI o nomeou arcebispo de Mariana (MG). Em maio de 2007, durante a 45ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, foi eleito presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para o período que concluiu em 2011. Em abril de 2018, o Papa Francisco aceitou seu pedido de renúncia, tornando-o bispo emérito.

Hoje, cantamos com a oração da Igreja, recordando o que o salmista vai dizer “Meu coração está pronto, meu Deus, está pronto o meu coração” (Sl 107,2), e na certeza da Ressurreição, recomendamos ao Senhor, o Bom Pastor, a alma deste servo bom e fiel, que entre nós exerceu seus trabalhos apostólicos.

INFORMAÇÕES OFICIAIS

▪️DOM GERALDO LYRIO ROCHA ▪️

* 14/03/1942

+ 26/07/2023

▪️ÚLTIMAS DESPEDIDAS▪️

▫️Chegada prevista do corpo em Vitória na madrugada de quinta-feira, dia 27/07;

▫️Velório na Catedral de Vitória – início às 6h de quinta-feira, dia 27/07;

▫️Missa de corpo presente na Catedral de Vitória, dia 27/07, quinta-feira, às 18h, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Dario Campos;

▫️Após a Missa em Vitória o corpo segue para Colatina – chegada prevista em Colatina às 22h de quinta-feira, dia 27/07;

▫️Velório na Catedral de Colatina durante a noite toda, após a chegada – quinta para sexta, 27 para 28/07;

▫️Missa de corpo presente na Catedral de Colatina – sexta-feira, dia 28/07, às 12h, presidida pelo bispo diocesano, Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa;

▫️Após a Missa em Colatina o corpo segue para Mariana;

▫️Missa de corpo presente em Mariana – sábado, dia 29/07, às 15h;

▫️Sepultamento em Mariana, na Cripta da Catedral – sábado, dia 29/07, às 16h.

Últimas postagens

Seminarista Geisilan Barbosa lança a canção “Meu Sim”

Veja também

Seminaristas participam de ação missionária diocesana em Araçuaí – MG

Veja também

Seminaristas do 2º ano de filosofia realizam ADI em Belo Horizonte

Veja também

Preparemo-nos para a vinda do senhor

Veja também
Ajude o Seminário