Nove jovens de diferentes paróquias atenderam ao chamado da Diocese de Colatina e participaram do Encontro Vocacional Ampliado, que aconteceu no último sábado (21/5), na Casa de Formação Nossa Senhora Mãe dos Pobres, onde funciona o curso Propedêutico, em Colatina.

“A Vocação e a Vida de Comunidade” foi o tema conduzido pelo reitor do Propedêutico, padre Marinaldo Serafim, e que marca esse momento de reencanto vocacional que é fundamental para a vida da Igreja. “Uma Igreja que não gera vocação é uma Igreja que está morrendo porque a vocação é fundamental na nossa caminhada”, destacou o reitor.

O encontro também contou com a participação dos vocacionados do Propedêutico deste ano. Juntos, os rapazes refletiram sobre a importância da presença do vocacionado no coração da comunidade. Segundo padre Marinaldo, a comunidade é o lugar próprio da ação do Espírito Santo. “A comunidade é a experiência fundante, o chão de onde brota a vocação. Portanto, quem quer discernir a vida vocacionalmente não pode estar afastado da comunidade. Pelo contrário, o vocacionado precisa estar envolvido nessa realidade para enxergar a profundidade do mistério de Deus”, reforçou.

O próximo encontro vocacional será específico para os candidatos ao curso Propedêutico 2023.

O Propedêutico tem duração de um ano. O curso acolhe e ajuda o vocacionado a discernir a sua missão antes do ingresso no Seminário Diocesano.

Ajude o Seminário