“Aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” (1Jo 2,17)
Colatina, 13 de janeiro de 2021

Irmãs e Irmãos,

No dia em que está sendo anunciado oficialmente que o Papa Francisco me nomeou para a Diocese de Lorena (SP), dirijo-me ao Povo de Deus desta Igreja Particular onde tenho a graça de servir desde 2 de maio de 2015.

Escrevo-lhes com toda sinceridade: quando recebi a comunicação de que deveria deixar a Diocese de Colatina (ES) para exercer minha missão apostólica na Diocese de Lorena, fiquei surpreso e, ao mesmo tempo, em paz.

Quando o Diplomata da Nunciatura Apostólica no Brasil, Monsenhor Massimo Catterin, no dia 22 de dezembro de 2020, comunicou a notícia da minha nomeação, falava tão serenamente que, interiormente, eu me senti impulsionado a responder positivamente à decisão do Santo Padre, entendendo que era um chamado de Deus, no qual eu deveria me abandonar como no início da minha vocação.

Agradeço a Deus por ter me concedido a graça de vir para Colatina e ter me dado luz e discernimento para desenvolver o meu ministério em favor do povo desta enorme região do Noroeste Capixaba.

Agradeço de coração pela amizade e comunhão fraterna de todas as pessoas que, nestes anos, estiveram ao meu lado e me ajudaram a exercer o meu ministério episcopal. Desde já, ao povo da Diocese de Colatina, peço perdão pelos meus defeitos e pelas vezes que não correspondi ao que se esperava de um pastor do Povo de Deus.

Ainda teremos momentos de encontro, diálogo e ação de graças em terra capixaba.

A partir de hoje, segundo o ordenamento da Igreja Católica, sou “Bispo Eleito da Diocese de Lorena” e “Administrador Apostólico da Diocese de Colatina”.

A partir do momento em que se verificar a vacância, isto é, no dia da minha posse em Lorena, que esperamos para meados de fevereiro, o governo da Diocese de Colatina passará para o Colégio de Consultores até que seja eleito o Administrador Diocesano.

No decorrer dos meus oito anos de Bispo, a Virgem Maria tem sido sempre presença consoladora e animadora. O meu lema episcopal é de inspiração mariana: “Fiat Mihi secundum Verbum Tuum“. “Faça-se em mim segundo a tua vontade.” (Lc 1,38)

Que Maria, a Senhora da Saúde, perfeita Discípula Missionária do Pai, nos ensine a fazer tudo o que seu Filho nos disser, a fim de que sejamos verdadeiros e autênticos discípulos missionários do Senhor Jesus Cristo na Igreja e no mundo.

Em comunhão fraterna e preces, a todos abençoo.

Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias
Administrador Apostólico de Colatina
Bispo eleito da Diocese de Lorena

Últimas postagens

II Encontro Vocacional com os Candidatos ao Propedêutico 2025

Veja também

O mês de maio e a devoção mariana

Veja também

Peregrinos da Esperança: Mensagem do Papa Francisco para o 61º dia Mundial de oração pelas vocações

Veja também

Seminário participa dos festejos de Nossa Senhora da Penha 2024

Veja também
Ajude o Seminário