
Hoje (31/05) encerrando o mês Mariano, através da festa da visitação de Nossa Senhora, nossa querida mãe, podemos nos perguntar, qual o motivo do mês de maio ser voltado a Nossa Senhora, ou melhor, qual a razão dele ser chamado de mês mariano?
Tal pertinência vem de uma tradição muito antiga da Grécia, com devoção da deusa da fecundidade – Artemisa e a deusa da vegetação – Flora. Com o passar do tempo, o cristianismo se tornou a religião oficial do Império Romano e então os costumes pagãos foram dando lugar as celebrações cristãs.
As devoções e orações a Maria já existiam antes do Cristianismo se tornar oficial no Império, sendo tais tradições consolidadas por volta do Séc. XVI. E como o mês de maio marca o início da primavera na Europa, berço do cristianismo, então passou a ser dedicado à Virgem Maria, a mais bela flor!
Este mês é muito especial para todos nós, pois comemoramos o dia das mães. Esse dia cheio de significados e lembranças, que tiramos para homenagear àquela que nos gerou. Refletirmos também sobre a palavra amor, que se configura ao amor de mãe, esse amor que vence todas as barreiras e é capaz de tudo. Recordamos a Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe de Jesus. Ela que é modelo de discípula de Deus por ter escutado e colocado em prática a sua missão de gerar o Salvador. Ela que amou e ensinou o Menino Jesus, e hoje ensina todas as mães o milagre de amar através do carinho maternal de mãe para com todos.
Devemos lembrar através desse tão bonito mês que se encerra, a maternidade de Maria, que ao dizer o sim, mesmo com medo e meio a tanta contradição, depositou sua confiança no Senhor: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a Tua palavra” (Lc 1, 38). Ela se permitiu experimentar o amor de Deus Pai, e através deste aprendeu a amar a Jesus e a nós, seus filhos adotivos. Portanto, ela educou o Menino Jesus, dando a Ele o que tinha de mais precioso, seu amor, e o Amou até o fim, aos pés de uma cruz. E tal amor, nessa mesma ocasião, nos levou a tornamos os seus filhos adotivos através das palavras de Jesus: Eis ai o teu filho! (Jo 19,27).

Assim, nesse mês de tantas devoções marianas, somos convidados a voltar os nossos olhares e corações à nossa Mãe Maria, ela que carrega vários títulos, que no decorrer de maio celebramos, como a Virgem de Fátima celebrada no dia 13, Ela que apareceu a três crianças – Lúcia, Jacinto e Francisca e os milagres que deste então aconteceram. Também recordamos Nossa Senhora Auxiliadora, ao qual institui a memória dia 24 de maio.
Por fim, encerrando o mês Mariano, temos a Festa da visitação de Nossa Senhora. Festa que carrega uma referência bem antiga de Nossa Senhora, tendo o titulo de Nossa Senhora da Visitação, tal pertencente à Ordem Franciscana, que assim a festejava desde 1263, na Itália. Mas em 1441, o Papa Urbano IV instituiu esta festa, já que a Igreja do Ocidente necessitava da intercessão de Maria para recuperar a paz e união do clero dividido pelo grande cisma.
Em todo o caminho de Cristo, Maria esteve presente e assim permanece no caminho da Igreja e dos seus filhos, pois somos o povo de Deus, nós que guardamos tão preciosa devoção a Maria, nossa companheira, que caminha conosco e nos ampara com sua proteção de Mãe. Que Nossa Senhora sempre interceda por cada um de nós, seus amados filhos.

Sidney de Moraes – Seminarista do 1º Ano do Discipulado