

A igreja em todo mundo, celebra hoje, o Dia Mundial de Oração pelas Vocações. Toda vocação deve ser alimentada com a vida espiritual, ou seja, através de um diálogo também com o Senhor. A Vocação é um dom oferecido gratuitamente e que precisa ser cuidada. Além de rezarmos nesse dia por aqueles que ainda não deram o seu sim, devemos também, rezar por aqueles que se ofertam e vivem sua vocação de batizado diariamente, sendo sinal de esperança na vida de tanto irmãos e irmãs.
Nosso amado Papa Francisco ainda no hospital de Gemelli, em 19 de março, laçou a mensagem para esse dia e apresenta cada vocacionado como sinal de esperança. O Senhor, não nos abandona nesses momentos de incerteza e insegurança, assim diz o próprio Cristo, “No mundo tereis aflições. Mas tende coragem! Eu venci o mundo.” (Jo 16,33). Jesus reconhece as dificuldades da vida, mas ao mesmo tempo fortalece seus discípulos com a certeza de sua vitória e presença constante. Ele não promete ausência de sofrimentos, mas garante que, com Ele, é possível atravessá-los com fé e esperança.
Toda vocação deve ser vivida com esperança, pois “A esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” (Romanos 5,5), de forma que mesmo naqueles dias em que a vocação pareça desesperançosa, na solidão e até mesmo na dor, devemos perceber que ela não irá nos decepcionar, pois a vocação não vem de nós mesmo. O próprio Espírito é nosso companheiro fiel. Não podemos apoiar nossa vocação em nossas próprias forças, mas sim na força que nos transcende.
Todo caminho vocacional é marcado pelo discernimento, assim relata São Lucas “Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos.”(Lucas 6,12-13) o próprio Cristo, ao chamar os dozes, se retira, pois também ele precisa do silencio e da busca da vontade de Pai, pois todo chamado sai do seu coração.

Que possamos nesse dia, permitir que o Cristo, Bom Pastor, tenha acesso a esse tesouro guardado em nosso coração, e que ele reluz esperança na vida de muitos irmãos e irmãs, e possamos também por meio desse tesouro, encontrar o Tesouro maior de nossas vida que é o próprio Cristo. Que Maria, Mãe de Deus e da Igreja, nos ajude a respondermos sim, com generosidade esperança, no anuncio do Evangelho do Vosso Filho.
LEIA A MENSAGEM NA INTEGRA: Mensagem para o 62° Dia Mundial de Oração pelas vocações, 2025.

Vinicius Mantovani Rampineli – Seminarista do 3° Ano da Configuração