Nosso Seminário Diocesano, através do seu reitor Pe. Edgar Rigoni, e da turma do Discipulado, os jovens Kleidson, Matheus, Ryan e Wellington, realizaram dos dias 14 a 16 de junho de 2024, a Visita Vocacional Missionária à Paróquia Bom Pastor, do bairro Interlagos de Linhares, com o intuito de conhecer a realidade paroquial, promover o despertar vocacional e a arrecadação de material de limpeza, como é costume em nossa Diocese, de em cada mês, uma paróquia ser visitada para uma determinada campanha.

Fomos recepcionados pelo pároco da paróquia, Pe. Selésio Petri, e pelo vigário paroquial, Pe. Melquisedec no Centro Pastoral. Iniciamos com um café de recepção, onde Pe. Selésio nos apresentou a paróquia através de um bate papo, bem como a realidade pastoral. Neste contexto, nos apresentou a estrutura administrativa da paróquia, a secretaria paroquial, bem como as colaboradoras, e depois toda a estrutura do Centro Pastoral.

Nossa primeira atividade na paróquia, foi marcada com um encontro as 19h do dia 14/06 com os jovens que, acompanhados pelo Pe. Melquisedec, estão se organizando para criar a Pastoral da Juventude na Paróquia. Tivemos uma participação de pouco mais de 50 jovens vindos das sete comunidades da paróquia, e refletimos através de dinâmicas, de reflexões com base nos textos bíblicos de Marcos 3,13 e Lucas 24,13-35, dentro da proposta vocacional, de músicas e de bate papo, como forma bem descontraída, encerrando com um delicioso lanche partilhado.

Já no sábado pela manhã, os padres nos conduziram par conhecer todas as comunidades da paróquia. Iniciamos pela Igreja Matriz São Paulo Apóstolo, que fará no próximo dia 02 de julho, um ano que foi consagrada. Uma Igreja belíssima, e rica em detalhes teológicos que nos foram muito bem explicados pelo Pe. Selésio. Saindo da Igreja Matriz, percorremos as outras seis comunidades: Nossa Senhora do Carmo, São Gabriel, São José – Esposo de Maria, São Brás, São João Batista e Nossa Senhora Aparecida. Cada uma com suas características próprias, desafios pastorais, mas de intensa caminhada no processo de evangelização. Na tarde do sábado, nos encontramos com as turmas de crisma da paróquia, que lotou o auditório do Centro Pastoral. Através do texto dos Discípulos de Emaús, refletimos a vida e a vocação de cada batizado, que “apaixonado” pela Igreja e por Cristo, se coloca a disposição do Evangelho na pessoa dos irmãos, na comunidade. Foram momentos de animação, espiritualidade e de partilha!

A noite de sábado, e na manhã de domingo, acompanhamos os padres Selésio, Melquisedec e Edgar, nas missas que foram celebradas nas comunidades, e aproveitamos a oportunidade para partilhar a vida e o dia a dia em nosso seminário diocesano. Destacamos a acolhida, o carinho e a preocupação com que nossas comunidades, representadas por onde passamos neste final de semana, para com os seminaristas. Toda a experiência nesta paróquia, valeu a pena. É aprendizado!

Agrademos ao pároco, Pe. Selésio Petri, ao vigário paroquial, Pe. Melquisedec Carlos Fardin, por partilhar conosco seu pastoreio, histórias e reflexões, por nos acolher, nos ensinar, e a nos levar para ainda mais perto do povo, de onde fomos chamados, ensinados e enviados. E a toda a Paróquia Bom Pastor, que atendendo ao convite dos padres, colaboraram com a nossa formação, seja no dízimo na comunidade, e também nas campanhas realizadas, em especial a deste final de semana, na associação amigos do seminário, e sobretudo, nas orações.

Últimas postagens

A espiritualidade no cultivo da vocação

Veja também

1° Romaria Diocesana vocacional de coroinhas ao santuário Nossa Senhora da Saúde

Veja também

Férias de Julho: Pastoral, Formação e Recesso

Veja também

Vocação: Graça e Missão – “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24,32-33)

Veja também
Ajude o Seminário