Nesses últimos dias, desde a sexta-feira (02/9) a segunda-feira (05/9), os seminaristas do seminário Maria Mãe da igreja, juntamente com os vocacionados do curso propedêutico, se reuniram na casa de formação Maria Mãe dos pobres, Colatina – ES, para a realização do seu retiro semestral, que marca as atividades de cada semestre na casa.
O retiro teve a assessoria do Pe. Olindo, que pertence a diocese de Treviso, Vêneto – Itália, e trabalhou tema: “A procura do poço para encontrar a água verdadeira e, em Jesus, o companheiro de vida”.
Logo na sexta-feira (02/9) os nossos seminaristas puderam visitar as suas madrinhas de oração, as irmãs Clarissas do Monteiro santíssima Trindade, Colatina – ES. Colocando o papo em dia, os nossos jovens puderam estar conversando com cada uma, pedindo orientações e suas orações para esse inicio de retiro.
Nesses cinco dias os seminaristas puderam trabalhar constantemente a sua espiritualidade, através dos momentos de reflexões provocados pelo Pe. Olindo, com as missas, oração das horas, com a adoração ao Santíssimo e um momento mariano. A proposta que mais esteve presente em nosso retiro foi a abordagem do silêncio, não em uma visão voltada a ausência do som, mas um silencio interior, uma proposta de recolher-se, de poder se aprofundar cada vez mais no próprio ser, para dessa forma encontrar a verdadeira água viva.
Com um momento de partilha e através da santa missa, o retiro terminou na segunda-feira (02/9). A missa contou com a participação do nosso bispo Dom Lauro Sérgio Versiani Babosa, do nosso reitor Pe. Edgar Rigoni, do Mons. Rubens Duque e do Pe. David Campos.
Vale salientar que o retiro tem sempre essa proposta de abastecer o nosso ser espiritual, de levar a reflexão e a oração, questões muito fundamentais dentro da formação. Dessa maneira nosso seminário agradece de forma muito generosa ao Pe. Olindo por esses dias que a nós foi proporcionado.
Confira mais fotos na nossa Sala de Memória.