Aconteceu nos dias 25 e 26 de maio, no Propedêutico – Colatina, o 2º Encontro Vocacional com os candidatos ao propedêutico 2025. Participaram 09 jovens, oriundos das Paróquias: Imaculada Conceição e São João Batista de Aracruz, São José de João Neiva, Santíssima Trindade e Bom Pastor de Linhares, Nossa Senhora da Penha de Colatina e São Domingos de São Domingos do Norte.

Os candidatos chegaram no início da manhã de sábado (25/05) e foram acolhidos pelo Pe. Marinado Serafim, reitor do Propedêutico, que passou os encaminhamentos do encontro, seguido com um delicioso almoço. Já a tarde o momento foi conduzido pela Psicóloga Ivanilde. No final da tarde, tivemos um momento de lazer e convivência, e já a noite, participamos da celebração da Palavra na comunidade Sagrada Família, comunidade próxima do Propedêutico. Encerramos o dia com um momento de integração e oração.

Na manhã do domingo (26/05), iniciamos com a Santa Missa, na Solenidade da Santíssima Trindade, presida pelo Monsenhor Rubens Duque e animada e conduzida pelos participantes. Ainda pela manhã, o seminarista Ryan Ventura (2º ano da Filosofia) trabalhou a dimensão bíblica da vocação, em que foram convidados a refletirem o seu chamado através dos vários personagens bíblicos. Após a reflexão, foram solicitados que escolhessem uma palavra que expresse o momento vivido.

As palavras fruto da oração pessoal de cada candidato, quando colocadas juntas, demostraram o caminho que o vocacionado faz durante a sua vida. Assim podemos entender este caminho: “o vocacionado foi criado pelo amor de Deus, que o escolheu, dando a liberdade para abraçar a Fé, a cultivar a oração, para assim apresentar uma verdadeira abertura, que com coragem e obediência, responder de forma destemida, e com firme decisão abraçar a sua missão e ser enviado, com a providência Divina, para dar o testemunho do Evangelho”.

Padre Marinaldo direcionou os encaminhamentos finais do encontro e nos conduziu ao almoço de conclusão das atividades. Neste encontro também, participaram dando auxílio nas atividades, o propedeuta Sidney Moraes e do Seminarista Cassiano Mendes (3º ano de Teologia).

Rezemos sempre pelas vocações!!

Últimas postagens

A espiritualidade no cultivo da vocação

Veja também

1° Romaria Diocesana vocacional de coroinhas ao santuário Nossa Senhora da Saúde

Veja também

Férias de Julho: Pastoral, Formação e Recesso

Veja também

Vocação: Graça e Missão – “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24,32-33)

Veja também
Ajude o Seminário