No último domingo, dia 16 de fevereiro, iniciou-se o ano formativo na Casa de Formação “Nossa Senhora Mãe dos Pobres”, conhecida como Propedêutico. Na ocasião, foram acolhidos cinco jovens de diversas paróquias da diocese, juntamente com seus familiares e amigos, iniciando-se com um café da manhã de boas-vindas.


Em seguida, foi celebrada a Santa Missa que foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, e concelebrada pelo reitor do Propedêutico, Pe. Marinaldo Serafim, e pelo Mons. Rubens Duque. Após a Celebração Eucarística, todos participaram de um almoço, no qual as diversas famílias presentes puderam interagir e se conhecer melhor.


Os jovens ingressantes são: Celso Henrique Valani Pessoa (19 anos), da Paróquia Santíssima Trindade – Linhares/ES; Henrique Guaitolini (24 anos), da Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Colatina/ES; Otávio Macedo Araújo (27 anos), da Paróquia Nossa Senhora da Penha – Colatina/ES; Luan Borsaneli Gonçalves (27 anos), da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima – Rio Bananal/ES; e Patrik Gustavo (38 anos), da Paróquia Bom Pastor – Linhares/ES.


Vale mencionar que Dom Lauro, em sua homilia, após acolher a todos, recordou que a fé é comunitária, pois nasce na comunidade e nos é transmitida por alguém. Além disso, falou sobre o processo contínuo de discernimento vocacional, ressaltando que o mais importante em nossas vidas é fazer a vontade de Deus a nosso respeito, pois Ele deseja que todos sejam felizes e façam o bem.


O bispo também questionou, em conformidade com a liturgia do dia: onde colocamos nossa esperança? E lembrou que estamos no Jubileu da Esperança, afirmando que é feliz aquele que confia no Senhor.
Ao ser indagado sobre o sentimento de acolher esses jovens no Curso Propedêutico, Dom Lauro expressou sua felicidade e aproveitou para desejar um ano frutífero de entrega ao Espírito Santo para os ingressantes:

“Acabamos de abrir hoje o ano do propedêutico com esses cinco novos vocacionados que ingressam no processo formativo. É um ano de muita esperança, o Jubileu da Esperança. São cinco jovens que participaram dos encontros vocacionais; outros também participaram, mas estes chegaram a este ponto de discernimento para ingressar nesta comunidade. Portanto, nossa diocese toda se alegra, pois é um processo, é claro, de discernimento. É um processo. É também uma alegria saber que temos cinco jovens que se dispõem a se deixar guiar pelo Espírito Santo para uma vida de maior consagração na Igreja. Espero que eles tenham um ano pleno da graça de Deus, com uma experiência intensa na vida comunitária, na vida pastoral, nos estudos e na oração, para que, cada vez mais, se abram à ação do Espírito Santo em suas vidas e, com liberdade e alegria, possam doar suas vidas.”

É importante ressaltar que o processo formativo consta com algumas dimensões essenciais: a dimensão humano-afetiva, comunitária, espiritual, intelectual e pastoral-missionária. Cada uma dessas áreas contribui para o crescimento integral dos formandos, possibilitando um discernimento mais profundo e uma vivência autêntica do chamado vocacional.
Confiamos ao Bom Pastor à vida desses jovens, para que se deixem guiar pelo Espírito Santo, que frutifica e vivifica, e para que estejam sempre abertos ao agir de Deus em suas vidas.

Nossa Senhora Mãe dos Pobres, rogai por nós!

Últimas postagens

Do Carnaval à floresta: Uma imersão na cultura Yanomami

Veja também

Quaresma: Tempo propício à conversão

Veja também

II Assembleia Regional do COMISE Leste 3

Veja também

Para ser missionário não precisa estar pronto

Veja também
Ajude o Seminário