O Doc. 110 da CNBB, que orienta a formação dos presbíteros da Igreja no Brasil, vê como rica e fecunda a experiência de estágios pastorais em regiões missionárias, tendo vista que “a missão faz parte da identidade da Igreja e, por isso, é o eixo integrador da vida do presbítero”[1].

A intenção, de acordo com a Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis, é que “os Seminários possam formar discípulos missionários ‘enamorados’ do Mestre, pastores ‘com o cheiro das ovelhas’ que vivam no meio delas para servi-las e conduzi-las à misericórdia de Deus”[2].

Pensando nisso, cinco de nossos seminaristas farão uma breve experiência missionária, juntamente com o reitor, Padre Edgar Rigoni, durante o período de férias.

Os seminaristas Fernando Pereira Neres, do terceiro ano de filosofia, e Vinicius Mantovani Rampineli, do primeiro ano de teologia, participarão da II Ação Missionária com Seminaristas da Diocese de Araçuaí (MG), de 12 a 22 de janeiro.

Padre Edgar Rigoni e os seminaristas da Teologia, Geisilan Barbosa do Santos, Cassiano Mendes de Oliveira e Carlos Daniel de Souza Martins, irão para a Diocese de Marabá (PA), de 09 de janeiro a 03 de fevereiro.

Acompanhemos com nossas orações a missão de nossos seminaristas e dos missionários do mundo inteiro, como fez Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeira das Missões.

“Protegei, Senhor, os vossos missionários, sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos que tudo deixaram para dar testemunho da vossa palavra e do vosso amor. Nos momentos difíceis, protegei-os e consolai os seus corações coroando o seu trabalho com abundantes frutos espirituais. Que Jesus Cristo, que sempre os acompanha, seja para eles modelo de heroísmo, de generosidade, de amor e de paz. Amém”[3].

[1] Documento 110 da CNBB, Diretrizes para a formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil, 381; 316

[2] O Dom da Vocação Presbiteral, Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis, 3.

[3] O Livro das minhas Orações, Padre Mário Santos (org), Editora Paulus, Edição 10.

Carlos Daniel de Souza Martins – Seminarista do 3º Ano de Teologia

Últimas postagens

A espiritualidade no cultivo da vocação

Veja também

1° Romaria Diocesana vocacional de coroinhas ao santuário Nossa Senhora da Saúde

Veja também

Férias de Julho: Pastoral, Formação e Recesso

Veja também

Vocação: Graça e Missão – “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24,32-33)

Veja também
Ajude o Seminário