No processo formativo dos seminaristas existem certas etapas que devem ser vividas antes da ordenação presbiteral, como a admissão às ordens sacras e a instituição aos ministérios do leitorato e do acolitato.
No leitorato, ou ministério de leitor, o seminarista é instituído para desempenhar uma função que lhe é própria: ler a Palavra de Deus nas assembleias litúrgicas, dirigir o canto e instruir os fiéis:
Tornando-vos leitores ou proclamadores da Palavra de Deus, ireis colaborar nessa missão. Recebereis assim um ministério especial dentro do povo de Deus e sereis delegados para o serviço da fé, que se fundamenta na Palavra de Deus. Proclamareis esta Palavra na assembleia litúrgica, instruireis na fé as crianças e os adultos, preparando-os para receberem dignamente os sacramentos. Anunciareis a boa-nova da Salvação a todos os que ainda a ignoram².
Além da missão de proclamar a Palavra, o leitor deve meditá-la assiduamente, a fim de amá-la cada vez mais e anunciar aquilo que vive na oração.
Convite
No dia 18 de março, às 19h, na Igreja Matriz da paróquia São José (João Neiva), o seminarista Carlos Daniel será instituído ao ministério de leitor pela oração de Dom Lauro Sérgio, bispo diocesano de Colatina, dentro da Santa Missa em honra a São José.
1. Pontifical Romano.