“Uma Igreja em saída”. Com este convite o Papa Francisco tem provocado para que toda a Igreja a entre num estado permanente de missão. A Diocese de Colatina busca atender com êxito esse chamado.

 Em de 2019 a Diocese viveu o Ano Missionário dando ênfase na questão do discípulo missionário: “Ide e anunciai” (Mc 16,15). Já em 2020, quando completou 30 anos, propôs-se a celebrar o Ano Jubilar Missionário celebrando os 30 anos de uma Diocese missionária em saída.

Agora para 2021, a Igreja particular de Colatina vive o Ano missionário vocacional, com o tema: “Igreja Vocacionada para Missão”, tendo como lema: “Não ardia o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho?” (Lc 24,32).

Com isso a Diocese quer dar maior destaque ao chamado do discípulo missionário, pois antes de ser missionário ele é vocacionado. Assim para ser Discípulo é necessário responder ao chamado e para isso tem a necessidade de fazer um encontro com Cristo.

Quando ainda era Bispo da Diocese de Colatina Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, hoje bispo da diocese de Lorena (SP), foi quem provocou a a todos para viver o ano missionário vocacional. Com o seu olhar de Pastor viu a necessidade de enfatizar o chamado e relacioná-lo a vocação do missionário.

Para guiar e iluminar essa reflexão, na escolha dos doze, o evangelista Marcos (Mc 3, 13-19) ressalta a necessidade da intimidade com Cristo na experiência do chamado: “e constituiu os doze para que ficassem com ele e para enviá-los a pregar” (Mc 3, 14). Da mesma forma Deus chamou Samuel (1 Sm 3, 4) e Jonas (Jn 1, 2). Percebemos que primeiramente Ele chama para ficar junto Dele, para permanecer com Ele: “Jesus subiu ao monte e chamou a si os que quis, e esses foram para junto dele. E constituiu Doze, para que ficassem com ele, a fim de enviá-los a pregar” (Mc 3, 13-14).

Jesus chama para ficar, para permanecer, isso significa que ele quer que primeiro conheçamos Ele, que façamos um encontro e nos tornemos íntimos. Um médico não pode exercer sua profissão, se primeiramente não conhecer a medicina, da mesma forma não pode o missionário ir anunciar sem conhecer verdadeiramente a Cristo.

Conhecer a Jesus Cristo, não é algo distante de nós, não é algo impossível, Ele nos faz esse convite todos os dias. Para isso necessitamos ter ouvidos abertos e sensíveis para escutar a voz do Pai, é preciso deixar a correria do dia-a-dia, silenciar-se e orar, assim como fez o filho de Deus: “Jesus se retirava para lugares desertos e rezava” (Lc 5,16). Somente assim é possível ouvir Deus chamando e fazer a vontade Dele.

Nos diz o Catecismo: Deus chama incansavelmente toda pessoa ao encontro misterioso com Ele (nºs 2591). Somos todos convidados a permanecer com o Messias e com Ele aprender, como cantou melodicamente o Padre Zezinho: “Amar como Jesus amou, sonhar como Jesus sonhou, pensar como Jesus pensou, viver como Jesus viveu”.  Dessa forma aprendemos a anunciar a Boa Nova do Reino. Com esta experiência conseguiremos nos preparar para a missão. Daí surge a necessidade de buscar cotidianamente a intimidade com Jesus. Os discípulos não foram enviados ligeiramente, foi preciso um tempo de convivência e preparação. Somente após esse tempo de intimidade com Cristo eles foram enviados “então chamou os Doze e começou a enviá-los dois a dois.” (Mc 6,7).

Nós cristão batizados, somos por natureza missionários, pois a missão é a identidade de nossa fé católica, devemos acolher em nossa vida esse chamado e dizer: “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8).

Por fim não se pode falar de missão e vocação sem lembrar da Santíssima Virgem Maria, com Ela aprendemos a dizer: “Eis a serva do senhor. Faça-se em mim como você me disse” (Lc 1,38), Maria mesmo aponta o caminho que é Jesus: “Fazei tudo que ele disser” (Jo 2,5). Maria é para nós modelo para todas as dimensões da vida. Que Nossa Senhora da Saúde, padroeira dessa Diocese interceda e abençoe as nossas comunidades eclesiais missionárias e contando também com a intercessão do Glorioso São José, possamos fazer essa Igreja particular de Colatina crescer e tornar o Cristo cada vez mais amado.

Geisilan Barbosa dos Santos
2º Ano de Filosofia

Últimas postagens

Feliz natal

Veja também

Missões dos Seminaristas

Veja também

Despertar vocacional

Veja também

Visita vocacional missionaria: Paróquia São Roque

Veja também
Ajude o Seminário