“Bendito és tu no templo de tua glória santa, cantado e sumamente glorificado para sempre” (Dn 3,53).

Queridos irmãos e irmãs, paz e bem!

A nossa Igreja Particular se rejubila em Deus pelo término das obras de revitalização da Catedral de Colatina, nossa Igreja Mãe. Para marcar esse momento importante, Dom Joaquim Wladimir, bispo da Diocese de Lorena (SP), presidiu a Santa Eucaristia e abençoou a nova cátedra, bem como a Capela da Misericórdia.

Estavam presentes o Padre José Valdecy Romão, pároco da Catedral; Padre Irineu Claudino Sales; vigário da catedral; Padre Henrique, CP, pároco da Paróquia Imaculado Coração de Maria – Colatina; e Frei Paulino.

E nós, do Seminário Diocesano “Maria, Mãe da Igreja” e da casa de formação “Nossa Senhora Mãe dos Pobres – Propedêutico”, também tivemos a alegria de participar, louvar e bendizer a Jesus, em seu Sagrado Coração, no Templo Santo: encontro com Deus que é amor.

O sentido do templo perpassa a pessoa do Senhor Jesus e o povo reunido em seu nome. “Por sua morte e ressurreição, Cristo tornou-se o verdadeiro e perfeito templo da Nova Aliança e reuniu o povo adquirido. Esse povo santo, reunido pela unidade do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, é a Igreja ou templo de Deus, construído de pedras vivas, onde o Pai é adorado em espírito e verdade” (PONTIFICAL ROMANO, p. 430, 2000).

Neste espaço sagrado, local de encontro dos irmãos em torno do Mestre “a comunidade cristã se reúne para ouvir a Palavra de Deus, orar em comum, frequentar os sacramentos e celebrar a Eucaristia” (CERIMONIAL DOS BISPOS, n° 864, 1988).

A Catedral recebe o título de Igreja Mãe. Dela o Bispo, sucessor do Apóstolos, preside a sua Diocese a partir da Cátedra. Sendo Mãe, evoca o vínculo da unidade entre as Igrejas Paroquiais e todo o povo de Deus.

Por fim, celebrar ação de graças pela revitalização da Catedral é contemplar o dom da vida concedido por Deus aos seres humanos, templos vivos do Senhor. Que possamos buscar cada vez mais a unidade com Jesus, com sua Igreja e com a humanidade inteira.

Seminarista Renildo Andrade Marim – 3° ano de Teologia.

Últimas postagens

1° Romaria Diocesana vocacional de coroinhas ao santuário Nossa Senhora da Saúde

Veja também

Férias de Julho: Pastoral, Formação e Recesso

Veja também

Vocação: Graça e Missão – “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24,32-33)

Veja também

II Encontro Vocacional com os Candidatos ao Propedêutico 2025

Veja também
Ajude o Seminário