Entre os dias 22 a 24 de setembro, aconteceu na Arquidiocese de Vitoria o 38° Encontro de seminaristas do Espirito Santo (ESES), ao qual reuniu todos os seminaristas Diocesanos do regional leste 3. O momento de convívio aconteceu no interior da cidade de Timbuí, distrito de Fundão – ES, no sítio recanto dos ipês. Toda a programação do evento buscou a integração e comunhão dos seminaristas das quatro dioceses de nosso regional, que compreendem a Arquidiocese de Vitoria, Diocese de São Mateus, Diocese de Colatina e Diocese de Cachoeiro do Itapemirim.
O evento teve início na tarde da sexta-feira (22/09), ao qual contou com a missa de abertura presidida por vossa excelência reverendíssima Dom Frei Dário Campos OFM, Arcebispo da Arquidiocese de Vitória.
Todo ESES, se faz um momento único na vida de nossos seminaristas, fortalecendo os laços de amizade e comunhão. Tal momento se faz ainda mais significativo aos nossos irmãos que estão no 1º ano da etapa formativa, sendo a primeira vez que apreciam o evento. Assim afirma o seminarista Ryan Ventura de nossa Diocese de Colatina, sobre sua primeira experiência.
Outra questão significativa, se prevalece em nossos seminaristas terem a oportunidade de descansarem um pouco da rotina, tanto pastoral como acadêmica, podendo renovar as suas forças para seguirem firmes na missão. Deste modo, destaca o seminarista Matheus Eloy, de nossa Diocese.
O ESES em si, busca explanar várias dimensões, não sendo apenas mais um evento, mas um momento que possa prevalecer a convivência, a fé, a oportunidade de conhecer outra realidade e partilha de vida, assim como salienta o nosso irmão Kleidson Ayolphi.
Vale destacar outra marca desse encontro, que é a autonomia de nossos seminaristas, pois toda a estrutura e planejamento, são articulados por uma equipe dos próprios seminaristas de nosso regional, que ao término de cada evento, tem a sua renovação. Deste modo, para o 39º ESES que ocorrera em 2024, os seminaristas de nosso seminário Maria Mãe da Igreja que iram contribuir na articulação das atividades são: Seminarista Cassiano Mendes do 2º ano de teologia e o seminarista Wellington Tolentino do 2º de filosofia.
Nesse espírito de comunhão e expectativas para o ESES de 2024, que esse momento único de nosso regional, possa estar cada vez mais contribuindo na vida e formação de nossos futuros presbíteros, fortalecendo cada vez mais o clero de nosso estado.
Viva o ESES!